terça-feira, 11 de outubro de 2016

Estudantes da Univasf param por tempo indeterminado contra PEC 241


Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deflagraram paralisação por tempo indeterminado. Durante a ocupação da sede da reitoria, realizada na segunda-feira (10), cerca de 300 alunos dos campi Petrolina Centro, Ciências Agrárias e Juazeiro, fizeram uma reunião que decidiu pela suspensão das atividades acadêmicas. A paralisação foi motivada pela votação da PEC 241 e os cortes orçamentários que devem afetar a assistência estudantil.




Ocupação de estudantes na reitoria da Univasf em Petrolina, PE 
(Foto: Divulgação/ Ascom paralisação estudantil).


O movimento na Univasf tem mais um aliado que são os professores da instituição. Após uma assembleia que aconteceu na manhã desta terça-feira (11), o Sindicato dos Professores da Univasf (SindiUnivasf) declarou apoio aos estudantes e estão em diálogo com o movimento. Desta forma , foi ratificado o estado de greve, que continuava desde 2015. Além disso, houve a suspensão das aulas, provas e atividades correlatas de ensino da graduação e pós-graduação enquanto os estudantes estiverem em greve.

O protesto é contra a proposta de emenda à constituição de número 241. A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta terça-feira (11) a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos pelas próximas duas décadas.

O limite proposto pela Reitoria como contrapartida ao PNAES foi estipulado em R$ 2,5 milhões para 2017, de forma a não comprometer o funcionamento mínimo da instituição como um todo. Este valor se soma aos R$ 5,5 milhões do PNAES propostos pelo MEC para o referido exercício.

Contudo, o atual orçamento inviabilizará a abertura de novos editais de seleção a bolsas de assistência estudantil para os campi das cidades de Petrolina e Juazeiro, só sendo possível arcar com o pagamento das bolsas já vigentes, manutenção do funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs), das residências universitárias e do transporte estudantil, exceto os campi de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, ambos na Bahia, e de São Raimundo Nonato (PI) que por ainda não disporem de RUs, haverá seleção com lançamento de novos editais.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário